Informação sobre caxumba, causas, sintomas e tratamento da caxumba, identificando formas de a diagnosticar.


O que é caxumba

A caxumba é uma doença contagiosa causada por um germe. O sintoma mais comum é o inchaço das bochechas e da mandíbula devido à inflamação de uma ou de ambas as glândulas salivares próximas à orelha e à parte posterior da mandíbula. No entanto, até a metade das pessoas acometidas por essa doença podem não apresentar inchaço perceptível. Outros sintomas são a febre, as dores de cabeça, o endurecimento do pescoço e a perda de apetite. A caxumba ocorre com mais frequência em crianças do que em adultos, mas pode causar problemas sérios em qualquer idade.

Prevenir caxumba

Para ajudar a evitar a propagação do vírus, qualquer pessoa com caxumba deve ser mantida longe da escola, universidade ou trabalho, até cinco dias após o início dos sintomas.
As mesmas precauções e de prevenção da disseminação da gripe, também ajudam a prevenir a caxumba. Deve promover-se uma lavagem adequada das mãos e usar um lenço de papel para pegar espirros, e em seguida, colocá-lo no lixo.
Se alguém já teve caxumba, essa pessoa geralmente têm imunidade ao longo da vida.
O número de crianças com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) jab caiu por algum tempo após surgir um falso susto sobre a segurança da vacina - que mais tarde foi desacreditado. Como resultado disto, existem adolescentes e jovens adultos que não tiveram a vacina na infância e que estão em risco de contrair caxumba.
A vacinação contra a caxumba também pode ser aconselhada para adultos não vacinados  e que viajam para regiões do mundo onde caxumba é mais comum.