Informação sobre caxumba, causas, sintomas e tratamento da caxumba, identificando formas de a diagnosticar.


As complicações da caxumba

As complicações graves da caxumba são raras. Complicações podem depender do estado de saúde dos idosos quando surge a caxumba. É possível que uma pessoa vacinada obtenha caxumba, mas se isto acontecer, as complicações graves são menos prováveis.
Em crianças pequenas, a caxumba pode causar surdez permanente em cerca de 1 em 20.000 crianças infetadas. Encefalite (inchaço do cérebro) ocorre em cerca de 2 em cada 100.000 crianças infetadas.
Adolescentes e adultos do sexo masculino e do sexo feminino têm complicações diferentes das crianças. Até 4 em cada 10 adolescentes e adultos do sexo masculino infetados com caxumba podem ter inchaço dos testículos, o que raramente resulta em diminuição da fertilidade. Cerca de 1 em cada 20 mulheres que contraem caxumba podem ter inchaço dos ovários, mas isso não afeta a fertilidade.
Caxumba pode ser mais grave na idade adulta, causando complicações, tais como a meningite (infeção do revestimento em redor do cérebro e da medula espinal). Cerca de 15 em cada 100 adultos com caxumba desenvolvem meningite. Isto pode incluir dor de cabeça e rigidez do pescoço, mas a maioria dos adultos infetados fica bem dentro de 3 a 10 dias. Pancreatite, inchaço do pâncreas (órgão com muitas funções, incluindo a ajuda para digerir alimentos), é geralmente leve e pode ocorrer em 5 de 100 adultos com caxumba.
A infeção da caxumba durante os primeiros meses de gravidez tem sido associada ao aborto. A morte por caxumba é rara, mas quando isso acontece, ocorre mais frequentemente em adultos.