Informação sobre caxumba, causas, sintomas e tratamento da caxumba, identificando formas de a diagnosticar.


Vacina para Sarampo, Caxumba e Rubéola

A vacina para sarampo, caxumba e rubéola (MMR) é a melhor maneira de proteger contra caxumba, bem como para proteger conta sarampo e rubéola. 
Especialistas têm aprendido através de surtos recentes que, apesar de uma pessoa ter recebido a vacina MMR, ela ainda pode infetar-se com caxumba. Durante estes surtos, disseminação de caxumba geralmente aconteceu em condições muito movimentadas, como nas escolas. Parece que as pessoas que recebem a vacina contra caxumba, mais tarde são menos propensas a contrair caxumba, e a ter complicações sérias menores do que pessoas que não são vacinadas. 
O risco de a vacina MMR causar um efeito secundário grave é raro.
Tomar a vacina MMR é mais seguro do que ficar com caxumba. Nos Estados Unidos, a primeira dose da vacina MMR é recomendada entre os 12 e 15 meses de idade, a fim de proteger as crianças o mais cedo possível. A segunda dose é recomendada para crianças com 4 a 6 anos de idade.
Graças ao uso generalizado de duas doses da vacina tríplice viral, o número de casos de caxumba nos Estados Unidos é significativamente menor do que nos anos anteriores à vacina contra caxumba, mesmo tendo em conta os recentes surtos. A vacina é muito segura e oferece proteção importante contra a doença e complicações graves, por isso devemos continuar a estar vigilantes, o que significa garantir que todas as crianças recebam as duas doses recomendadas de vacina MMR na altura certa.