Informação sobre caxumba, causas, sintomas e tratamento da caxumba, identificando formas de a diagnosticar.


Como prevenir a caxumba

A forma de prevenir a caxumba é providenciando a vacinação quando as crianças tiverem entre 12 e 15 meses de idade, e novamente quando estiverem prestes a se matricular no ensino primário. A vacina contra a caxumba é geralmente dada em uma injeção chamada MMR, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Atualmente o número de casos dessas três doenças é muito menor, porque as crianças recebem a vacina MMR.
A regulamentação estadual requer que certos grupos sejam vacinados contra a caxumba. Alguns agentes de saúde, funcionários de creches e todas as crianças que freqüentam creches ou a estão em idade pré-escolar precisam receber uma dose da vacina contra a caxumba geralmente ministrada sob a forma de vacina MMR. Os alunos do
ensino fundamental, médio e superior também necessitam receber uma dose de vacina contra a caxumba, mas em geral já receberam duas doses da vacina MMR por ocasião do seu ingresso na escola. Um exame de sangue que prove a imunidade pode também ser usado para preencher esse requisito para todos os grupos.
As mulheres que queiram ter filhos e que não estejam imunizadas devem receber a vacina MMR pelo menos 4 semanas antes de engravidarem.