Informação sobre caxumba, causas, sintomas e tratamento da caxumba, identificando formas de a diagnosticar.


Conhecendo a caxumba

Assim como o resfriado comum ou gripe, o vírus da caxumba espalha-se no ar a partir da tosse de uma pessoa infetada ou através do espirro. A criança também pode ficar infetada com caxumba por entrar em contato com um objeto, como um brinquedo, que tem nele o vírus da caxumba. Uma pessoa infetada tem mais chance de contagiar caxumba durante 1 ou 2 dias antes de os sintomas de inchaço das glândulas aparecerem. Pessoas infetadas podem transmitir a caxumba até 5 dias após os sintomas aparecerem.

Transmissão de caxumba é transmitida por gotículas de saliva ou muco da boca, nariz ou garganta de uma pessoa infetada, geralmente quando a pessoa tosse, espirra ou fala. Itens usados por uma pessoa infetada, como copos ou latas de refrigerantes, também podem ser causa de contaminação com o vírus, que pode espalhar-se para os outros, se esses itens forem compartilhados. Além disso, o vírus pode espalhar-se quando alguém com caxumba toca itens ou superfícies sem lavar as mãos, e então, outra pessoa toca a mesma superfície e esfrega sua boca ou nariz.

Normalmente recomenda-se o isolamento de pacientes com caxumba durante 5 dias após suas glândulas começarem a inchar. 

Se você tem caxumba, há várias coisas que você pode fazer para ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas:
• Minimizar contato próximo com outras pessoas, especialmente bebês e pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos que não podem ser vacinadas.
• Fique em casa, sem ir ao trabalho ou escola, durante 5 dias após suas glândulas começarem a inchar, e tente não ter um contato próximo com outras pessoas que vivem em sua casa.
• Cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar, e coloque o tecido usado na lata de lixo. Se você não tiver um lenço, tussa ou espirre na parte superior da manga ou cotovelo, e não use as mãos. 
• Lave bem as mãos de modo frequente com sabão, e ensine as crianças a lavar as mãos também.
• Não compartilhe bebidas ou utensílios de cozinha.
• Limpe regularmente as superfícies que são frequentemente tocadas (tais como brinquedos, maçanetas, mesas, balcões) com água e sabão ou com toalhetes de limpeza.